Notícias
Notícias

Sartori nomeará até 30 técnicos para trabalhar na transição a partir de segunda-feira

10 de novembro de 2014

Durou menos de meia hora a primeira reunião entre as equipes de transição do governador Tarso Genro (PT) e do governador eleito José Ivo Sartori (PMDB). Depois do encontro, realizado na Casa Civil do Palácio Piratini, o ex-prefeito José Fogaça, um dos interlocutores de Sartori, anunciou que uma equipe de até 30 técnicos nomeados pelo governador eleito irá trabalhar a partir da tarde da próxima segunda-feira, no centro de treinamento da Procergs, na zona sul de Porto Alegre. No local, eles terão acesso a informações sobre projetos e finanças do Rio Grande do Sul, no processo de preparação para a posse do novo governo.

Fogaça afirmou que a intenção é ter conhecimento sobre a totalidade de projetos e convênios para impedir qualquer tipo de interrupção na prestação de serviços públicos devido à passagem de poder. Mas, ao abordar temas mais específicos, reconheceu que as principais preocupações estão centradas na questão financeira do Estado.

– O núcleo, o coração, está na questão financeira e no planejamento. Essa é uma questão central e estratégica de qualquer governo novo: como enfrentar os primeiros meses de administração – disse Fogaça, revelando a preocupação da equipe de Sartori com a situação do caixa estadual.

Também ficou acertado que as informações requeridas pelo time de Sartori serão feitas mediante entrega de ofício ao governo Tarso. O núcleo político das equipes de transição terá reuniões semanais e, na próxima segunda-feira, deverá ser definida a data de um encontro reservado entre Sartori e o governador Tarso Genro no Palácio Piratini.

Leia todas as últimas notícias de Zero Hora
Em reunião, Sartori promete a Fortunati contribuir com o metrô de Porto Alegre

Coordenador da transição pelo lado do governo, o chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, afirmou que está à disposição para passar todas as informações, organizar a manutenção de convênios e serviços na virada do ano e, caso seja necessário, auxiliar com o envio de projetos de lei à Assembleia, caso isso seja solicitado pelo governador eleito.
– A orientação do governador Tarso é muito clara. Devemos ser o mais transparecente e ágeis possíveis na prestação de informações – assegurou Pestana.

Ele ainda informou que o governo destacou dois de seus quadros, o assessor da Casa Civil Fausto Loureiro e o secretário-adjunto do Conselhão, Zelmute Marten, para ficarem permanentemente na Procergs, à disposição da equipe de Sartori. A função deles será receber e encaminhar os pedidos de informação do novo governo.

Pelo lado do governo Tarso, além de Pestana, participaram da primeira reunião os secretários da Fazenda, Odir Tonollier, da Administração, Alessandro Barcellos, e do Planejamento, João Motta.

O governador eleito foi representado por Fogaça, Sebastião Melo, Cezar Schirmer, Carlos Búrigo e Ibsen Pinheiro, todos do PMDB.

O período de transição comporta a troca de informações entre o governo atual e o eleito. O objetivo é evitar interrupção no andamento de projetos e na prestação de serviços, além de permitir que os futuros gestores assumam os cargos, a partir de 1º de janeiro, tendo conhecimento da situação do Estado.

Fonte: Clic RBS

Últimas notícias

  • TELEFONE

    Telefone: (51) 3211-1044 | WhatsApp: (51) 99856-0406

  • E-MAIL

    [email protected]

  • ENDEREÇO

    Endereço: Avenida Borges de Medeiros, 1224 Conjunto 1303
    Centro histórico - Porto Alegre, RS - CEP 90020-024