Sindispge monta estratégia para 2024

07 de dezembro de 2023

Dois mil e vinte e três ainda não terminou, mas o SINDISPGE já está com os pés, os olhos e, principalmente, a cabeça em 2024. O Sindicato informou, nesta quarta-feira (6), durante Assembleia Geral Extraordinária, para a Categoria, como vai funcionar a estratégia de ação para o primeiro quadrimestre visando o Novo Plano de Carreira.
De acordo com o Diretor para Assuntos Jurídicos e Institucionais, Thiago Testa, o primeiro ato já começa em janeiro com o Rio Grande do Sul confirmando a saída do limite prudencial. “A partir daí, em fevereiro, começamos a monitorar as ações do Poder Executivo, após a abertura da Sessão Legislativa”.

Ainda neste mês, existe a previsão de Assembleia Geral Extraordinária para avaliar todos os posicionamentos do Governo Estadual, com a possibilidade de instituir Assembleia Geral Permanente.

No mês de março, tende a ocorrer outros dois encontros da Categoria projetando dois cenários: aprovar o Novo Plano de Carreira ou deflagrar estado de greve ao final do mês – 30 dias antes da data-limite do quadrimestre -, com a possibilidade de retornar ao limite prudencial.

“Certos de que a Categoria está consciente e preparada para agir, reforçamos a necessidade de atenção dos colegas para a comunicação oficial do Sindicato já nos primeiros meses do ano”, reforçou a presidente Sabrina Oliveira Fernandes durante a Assembleia.

A Categoria aprovou o planejamento sem nenhum voto contrário. “Nosso slogan ‘Juntos Somos Mais Fortes’ ilustra perfeitamente o presente momento, onde se percebe a compreensão e a confiança no trabalho realizado e nos resultados que estão por vir”, prevê Thiago.

Vale-Refeição
O segundo assunto da Assembleia Geral Extraordinária foi a autorização de pagamento do Vale-Refeição para os que exercem a titularidade da atividade sindical. O formato é o mesmo aprovado recentemente por Lei Estadual. Antes da decisão da Categoria, a presidente Sabrina Oliveira Fernandes relatou todo o trabalho do SINDISPGE perante a Assembleia Legislativa para incluir esse item na redação do projeto do Poder Executivo ou em uma emenda.

Apesar de ter êxito para incluir as sugestões numa emenda do Partido dos Trabalhadores, a proposição acabou não sendo apreciada, pois o líder do Governo no Parlamento pediu preferência para o texto original. “É importante ressaltar que a proposta visava beneficiar os Servidores como um todo, e não apenas aqueles que exercem atividade sindical, já que incluímos no texto outros itens que consideramos vitais como, por exemplo, o Servidor receber o valor do Vale mesmo em férias ou em algum tipo de licença”, explica Sabrina.
A Categoria autorizou o pagamento sem nenhum voto contrário, por entender ser justo, visto que os Servidores ativos da PGE vão ser contemplados com o aumento do Vale-Refeição e a respectiva retirada da coparticipação.

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA
O Diretor para Assuntos Administrativos e Financeiros, Lucas Friderichs Ludwig Wickert, comandou a AGO. O dirigente descreveu a previsão orçamentária do SINDISPGE para 2024. Ele sublinhou a modernização da organização, a adesão a movimentos coletivos dos Servidores com o objetivo de ampliar as lutas da Categoria e as novas parcerias com empresas referências no segmento.
“O terreno está preparado e solidificado para as futuras administrações do Sindicato. Nossos objetivos estruturais foram plenamente atingidos”, destacou Lucas.

Tanto o Conselho Deliberativo-Fiscal quanto os Filiados aprovaram o orçamento de forma unânime.