Servidores entregam carta para Governador Eduardo Leite onde manifestam a necessidade de um Estado forte e que garanta serviços essenciais à população

29 de abril de 2024

Mais de 20 sindicatos e associações que fazem parte da Fessergs participaram de reunião nesta segunda-feira (29), no Palácio Piratini. Eles entregaram a Carta dos Servidores ao governador Eduardo Leite. As entidades manifestaram apoio às ações do Piratini para aumentar a arrecadação do Estado. O SINDISPGE faz parte do movimento.

No começo do encontro, os representantes dos Sindicatos observaram que o apoio à redução dos incentivos fiscais e à fixação de um percentual do ICMS compatível e necessário são medidas indispensáveis à consolidação do Estado forte e capaz de atender às demandas da Sociedade. Conforme as instituições, a adesão à iniciativa não tem vínculo com o Governo atual e sim com o modelo de gestão.

Após a intervenção dos dirigentes sindicais, Eduardo Leite falou durante 25 minutos. Ele salientou a importância de aumentar a alíquota do ICMS. O chefe do Poder Executivo citou que a situação financeira do Estado é tranquila em função das privatizações, entretanto a gordura deve acabar em dois anos.

O Governador colocou ainda que o Rio Grande do Sul tem uma dívida gigantesca e mesmo assim possui uma alíquota do ICMS inferior a Minas Gerais, Paraná e São Paulo. Sobre os Servidores públicos, Eduardo Leite salientou que a gestão sabe da importância de reestruturar Carreiras.

O Governador disse que nos próximos meses ou até mesmo semanas pode ter novidades com a contemplação de projetos relacionados a algumas Categorias. Entretanto, pontuou que qualquer movimento gera gastos e o Governo não vai dar nenhum passo acima do orçamento traçado. Ou seja, vinculou investimentos no funcionalismo ao aumento da arrecadação.

Nesta terça-feira (30), as entidades vão tentar falar com as lideranças de bancadas para sublinhar a importância da aprovação do aumento do ICMS de 17% para 19%.

A reunião também teve a presença do Chefe da Casa Civil, Artur Lemos, do líder do Governo no Parlamento, o deputado estadual Frederico Antunes (PP) e do deputado estadual Thiago Duarte (União Brasil).