Chimarreada pela Valorização do Servidor

06 de maio de 2015

No dia 01/05, data em que o Brasil comemora o Dia do Trabalho, foi promovida a Chimarreada pela Valorização do Servidor, atividade realizada em conjunto com o Sindjus e o Simpe, no Parque Farroupilha (Redenção), em Porto Alegre. Participaram da Chimarreada a Diretora Presidente Sabrina Oliveira Fernandes e os diretores Cícero Corrêa Filho, Daniel Franco Martins e Márcia Soledade do Nascimento.

Na oportunidade, foi distribuído à população um manifesto conjunto de diversas categorias do funcionalismo público estadual, que alerta para a necessidade de valorizar os trabalhadores e garantir um serviço público de excelência. Segue abaixo o inteiro teor do documento:

“MANIFESTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS NO DIA DO TRABALHO
Neste 1º de Maio, Dia do Trabalho, os SERVIDORES PÚBLICOS do Estado do Rio Grande do Sul muito pouco ou nada têm a comemorar. Nós, que laboramos na construção de uma nação melhor e mais forte, infelizmente hoje só colhemos a cesta das frustrações e das decepções. A incessante corrupção deste País, engendrada e gerenciada por maus parlamentares e empresários gananciosos, e os incontáveis e absurdos privilégios que os poderosos se autoconcedem, como o auxílio-moradia e polpudos reajustes, são apenas alguns dos principais motivos para a nossa imensa tristeza, desilusão e apreensão.
É extremamente doloroso quando nos balcões de atendimento nas repartições deparamo-nos com idosos necessitando urgentemente de medicamentos que suas pobres aposentadorias ou pensões não podem subsidiar. E, não bastasse o sofrimento imposto pela ausência de condições mais dignas, além da pobreza e da doença sofrem também eles com a precariedade e a morosidade de um sistema cada vez mais desvalorizado e sucateado.
Também nada podemos festejar quando, nas entradas dos nossos hospitais e postos de saúde, abarrotadas de seres humanos, constatamos a absoluta incapacidade de um setor sobrecarregado de demandas, totalmente engessado e incapaz de oferecer à sociedade um atendimento minimamente digno e eficaz. Nossos profissionais da Saúde são dedicados e comprometidos, mas, diante de tantas dificuldades e com uma remuneração vexatória, não podem fazer milagres.
Já os educadores, desrespeitados, humilhados e traídos, permanecem no oficio movidos tão só pela paixão do ensino, fazendo verdadeiros malabarismos para lograrem cumprir as suas extenuantes cargas horárias indecorosamente desvalorizadas, em salas de aulas com estrutura física degradante. É essa a oferta que alcançamos às crianças que representam o nosso futuro.
A Segurança deste estado há anos não enfrentava crise como esta que ora se verifica, onde um veículo é roubado ou furtado a cada 43 minutos, só na Capital. Os homicídios, em especial decorrentes pelas disputas dos pontos de tráfico de drogas e os sucessivos ataques a caixas eletrônicos e agências bancárias, lotéricas, estabelecimentos comerciais e residências nos impõem o terror de sairmos para o trabalho, sem a certeza de que, ao menos, retornaremos para nossos lares e nossas famílias. Enquanto isso, priorizam-se nomeações em cargos comissionados nos níveis de assessoramento técnico, o que tem precarizado ainda mais a qualidade do serviço e criado contradições e conflitos nos ambientes de trabalho, em todos os setores públicos.
Muito ainda há para se dizer, pois são muitos os segmentos públicos responsáveis pelos serviços essenciais já aqui mencionados, bem como por outros como saneamento básico, rodovias e estradas, habitação. A sociedade já vê e sabe que em todos eles os problemas se acumulam, pois evidente a existência de uma cruel e injusta política de arrocho, desvalorização, desrespeito e desmoralização dos servidores públicos, tanto no RS como no Brasil.
Ainda assim, desejamos a toda valorosa e corajosa população Rio-Grandense um bom feriado do Dia do Trabalho, e que esta data possa servir, também, para uma pausa e uma boa reflexão sobre qual modelo de Nação pretendemos e aonde chegaremos e se permitiremos que se perpetuem, ao nosso redor, tantas injustiças e contradições.
Sindjus RS – Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Rio Grande do Sul
Simpe RS – Sindicato dos Servidores do Ministério Público do RS
Sindispge – Sindicato dos Servidores da Procuradoria Geral do Estado
Sintergs – Sindicato dos Técnicos Científicos do RS