Carta aberta: Para derrotar as reformas, é urgente a convocação de nova greve geral

17 de maio de 2017

18527302_1107700212667598_6154578630234136478_o

A greve geral de 28/04 parou o Brasil contra as reformas trabalhista e da Previdência. Envolvendo mais de 40 milhões de trabalhadores em todo o país, foi a maior greve geral de nossa história e elevou de patamar a resistência contra o desmonte do Estado levado a cabo por Temer, um governo ilegítimo e atolado em escândalos de corrupção, que detém apenas 4% de aprovação. Nas ruas, a ampla maioria da população apoiou a mobilização, refletindo os 71% de rejeição à reforma da Previdência apurados em recente pesquisa do Datafolha. Apesar das declarações de prepostos do governo buscando diminuir o impacto político do 28A, a forte adesão conseguiu furar o bloqueio da mídia e repercutiu inclusive em nível internacional, constituindo uma importante vitória da classe trabalhadora contra a retirada de direitos.

Em reunião de avaliação realizada após a greve geral, as centrais sindicais encaminharam novo calendário de mobilização priorizando a pressão na capital federal e convocando uma grande marcha unificada no dia 24 de maio. Ainda que seja correto e necessário aumentar a mobilização em Brasília/DF com a convocação de atos unificados, esta iniciativa deve ser combinada com a continuidade das mobilizações por local de trabalho e agendamento de uma nova greve geral. Os processos de mobilização não estacionam: ou avançam ou retrocedem. Por essa razão, é urgente dialogar com a elevação da consciência dos trabalhadores após a greve geral histórica do dia 28/4 e dar um passo adiante com a convocação de nova greve, agora de 48 horas.

O governo Temer busca acelerar a aprovação das reformas no Congresso Nacional com o já conhecido método de compra de votos com cargos e liberação de emendas parlamentares. O Congresso mais corrupto da história, com cerca de 1/3 dos deputados e senadores envolvidos na operação Lava-Jato, trata nossos direitos como moedas no balcão de negócios da velha política nacional. Não temos tempo a perder na continuidade da luta para derrotar os ataques.

Nesse contexto, o Fórum Gaúcho em Defesa da Previdência e as entidades sindicais abaixo nominadas convocam o conjunto de ativistas e movimentos sociais de todo o país para OCUPAR BRASÍLIA no dia 24 de maio. Ao mesmo tempo, apelamos às centrais sindicais que convoquem imediatamente uma nova data de greve geral para dar andamento à mobilização, impedir as reformas trabalhista e da Previdência e expulsar do poder Michel Temer e os corruptos do Congresso Nacional.

Fórum Gaúcho em Defesa da Previdência
Sintrajufe/RS