Sonegação no Estado já atinge R$ 4,5 bilhões

18 de agosto de 2016

5Na manhã desta quinta-feira (18/08), quem passou pelo centro de Porto Alegre, no Largo Glênio Peres, se deparou com o Painel Sonegômetro que escancara os números da sonegação no Estado e no País. Varais demonstravam o dinheiro que é lavado no Pais e figurantes demonstravam, com peso nas costas, os impostos que recaem sobre cada cidadão. O placar nacional  de sonegação já ultrapassa os R$ 339 bilhões e a estimativa de sonegação do ICMS no Estado gaúcho é de R$ 4,5 bilhões. O presidente do Sindispge, Cícero Corrêa Filho, bem como os diretores, Gerson Luis dos Santos e Regina Nunes Santos se fizeram presentes ao ato. “A sonegação não é um problema menor como muitos propagam, ao contrário, é um dos mais graves, pois toda a sociedade sofre com isso”, declarou o presidente Cícero.

“Quem sofre com a sonegação é a população. O estado deixa de fornecer serviços com qualidade porque faltam recursos. Servidores do Executivo têm os salários parcelados. A Brigada Militar está com metade do efetivo que deveria ter”, enumera Carlos de Martini, presidente do Sindicato dos Técnicos Tributários do Rio Grande do Sul (Afocefe). “Não adianta o estado aumentar a carga tributária se não aumentar a fiscalização”, protesta Martini.

O Sonegômetro e a Lavanderia Brasil, fazem parte da Campanha Nacional da Justiça Fiscal – Quanto Custa o Brasil pra Você?, criada pelo Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional, e conta com a parceria da Afocefe. A ação, de acordo com organizadores, visa mostrar aos cidadãos que a luta contra a corrupção, passa pelo combate à sonegação e à lavagem de dinheiro.

De acordo com estudos do Sinprofaz é possível estimar um indicador de sonegação de 27,6% da arrecadação, o que representa um rombo de quase 10% do Produto Interno Bruto (PIB). Por isso, com base neste estudo, o painel Sonegômetro ultrapassará os R$ 530 bilhões até o dia 31 de dezembro. Ainda de acordo com o estudo, cerca de 80% de todo o dinheiro sonegado no Brasil passa por esquemas de lavagem de dinheiro.

Dívida da União

O total da Dívida Ativa da União já ultrapassa R$ 1,5 trilhão. De acordo com a Afocefe, se apenas 10% fosse recuperado aos cofres públicos não haveria o injusto ajuste fiscal que paralisa a economia do País.

Quanto o RS perde com a sonegação

De acordo com estudos baseados no Sonegômetro, desenvolvidos pelo Sinprofaz e Afocefe, com foco na arrecadação do ICMS, os exemplos são esses:

A cada 10 segundos um professor estadual – R$ 2.135,64

A cada 6 minutos uma viatura equipada – R$ 75 mil

A cada 15 minutos uma ambulância UTI equipada – R$ 210 mil

Em 1 dia, pavimentação, sinalização viária e drenagem de 15km de estrada – R$ 20 milhões

Em 30 dias a folha dos servidores ativos da administração direta

1 2 3  6 87

Gilvânia Banker – Assessoria de Imprensa do Sindispge com Assessoria de Imprensa da Afocefe