Sindispge participa do Seminário “A versão dos trabalhadores sobre a situação financeira do Estado”

22 de junho de 2015

O Sindispge esteve presente, na última sexta- feira, dia 19/06, no Seminário “A versão dos trabalhadores sobre a situação financeira do Estado”, realizado pela Coordenação Unificada dos Servidores Públicos, onde reuniram-se centenas de pessoal no Hotel Embaixador, em Porto Alegre, no qual foram apresentadas alternativas para melhorar a situação financeira do Rio Grande do Sul.

Pela manhã, os palestrantes trataram da conjuntura política nacional com enfoque nas finanças da União e o papel das entidades sindicais como influenciadoras das políticas públicas.

À tarde, o painel tratou dos temas da economia e finanças públicas gaúchas e da atual dívida pública do Estado.

Dentre os presentes, quando foi possibilitado o uso da palavra, a manifestação comum foi no sentido de que a defesa do funcionalismo público contra as medidas do Governo requererá a união de toda classe trabalhadora estadual.

No evento foram sugeridas, entre outras alternativas, a atuação de mais auditores fiscais na fiscalização, a  expansão do uso da Nota Fiscal Eletrônica, a revisão de benefícios fiscais,  a diminuição dos juros, o controle da saída de capital, o fim da ideia do superávit fiscal, o investimento em obras e serviços públicos e o não pagamento dos juros da dívida, a intensificação da fiscalização sobre os sonegadores de impostos, já que atualmente o Rio Grande do Sul tem o maior índice de sonegações no país, e uma auditagem criteriosa da dívida, que poderia resultar na diminuição expressiva do montante devido.