SINDISPGE PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O IPE SAÚDE

15 de maio de 2019
SINDISPGE PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O IPE SAÚDE
Na tarde de 13/05, os diretores Fernanda Adriane Heck Loch e Daniel Franco Martins participaram da Audiência Pública que debateu a situação do IPE SAÚDE, ocorrida no Plenarinho da Assembleia Legislativa. O evento foi promovido pela Comissão de Segurança e Serviços Públicos da ALERGS, em conjunto com a FESSERGS (Federação Sindical dos Servidores do Estado do Rio Grande do Sul), e duas Associações representativas dos servidores da Brigada Militar (ABAMF e ASSTBM).
A situação do IPE SAÚDE é crítica. A nova autarquia foi apartada do IPE Previdência em abril de 2018, mas desde então está pendente a nomeação da sua Diretoria e do seu Conselho de Administração, permanecendo com uma administração provisória. Cabe salientar que o IPE SAÚDE atende mais de um milhão de beneficiários em todo o Estado, e tem um orçamento anual de mais de R$ 2 bilhões. Entretanto, não possui a estrutura necessária para atender toda a demanda, contando atualmente com apenas 42 funcionários, todos “emprestados” pelo IPE Previdência.
Esse descaso está piorando a situação do sistema, que já era precária, gerando aumento nos descredenciamentos de médicos e demais prestadores de serviços, fechamentos de Agências Regionais, dentre outros prejuízos. É totalmente inconcebível a situação continuar dessa forma.