SINDICATOS AVALIAM ATO DO DIA 02/08 E PREPARAM NOVA MOBILIZAÇÃO PARA O DIA 30/08

08 de agosto de 2019

Na tarde de hoje, 08/08, as entidades representativas dos servidores públicos estaduais, que compõem o MUS (MOVIMENTO UNIFICADO DOS SERVIDORES) se reuniram na sede do SISDAER (Sindicato dos Servidores do DAER) para avaliar o ato realizado em frente ao TJ no dia 02/08 e decidir os próximos passas na luta contra a política de desvalorização dos servidores que vem sendo adotada pelo atual Governo.

Sobre o ato público realizado no dia 02/08, que marcou a reativação do MUS, a avaliação foi de que embora adesão tenha ficado aquém do esperado, ele já trouxe resultados: pela primeira vez neste ano houve a antecipação do calendário de pagamento anunciado pelo Governo (a folha do mês de junho, que seria quitada somente em 12/08, teve seu pagamento antecipado para o dia 08/08), logo após a realização deste ato. Ou seja, de uma hora para a outra o dinheiro para pagar os servidores apareceu. Além disso, os projetos prevendo a retirada de direitos (fim dos triênios e dos adicionais de 15% e 25%, aumento da alíquota previdenciária, etc.), que seriam protocolados na Assembleia Legislativa no mês de agosto, tiveram o seu envio adiado pelo Governo, que já percebeu que os servidores públicos estaduais estão se reorganizando.

Quanto à continuidade do Movimento, foi deliberado contatar as demais entidades que não estão participando para reintegrarem-se ao Movimento nas próximas atividades, e prestar apoio aos estudantes e trabalhadores da educação nos atos que ocorrerão no próximo dia 13/08. Também foi definida a realização de um novo ato público no dia 30/08, desta vez em frente ao CAFF, para o qual os servidores da PGE também serão convocados.

Na reunião, o SINDISPGE foi representado pelo diretor Daniel Franco Martins.