Sindicato dos bancários e Fetrafi pedem suspensão da venda de ações do Banrisul junto ao MPC

04 de maio de 2018

Dirigentes do Sindicato dos Bancários e da Fetrafi (Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do RS) apresentaram representação no Ministério Público de Contas (MPC), nesta quarta-feira (02), pedindo investigação sobre as operações de vendas de ações do Banrisul, ocorridas em abril. No pedido, entregue ao procurador-geral, Geraldo Da Camino, eles solicitam ainda a suspensão da venda das ações até que as circunstâncias da mesma sejam esclarecidas.

Em um documento de 17 páginas, as entidades questionam a adesão ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) como justificativa para venda de patrimônio público usada pelo governo de José Ivo Sartori (MDB). Eles levantam ainda a hipótese de que a venda poderia constituir improbidade administrativa, com prejuízo ao erário.

“Nossa representação está bem fundamentada, com provas. Procuramos demonstrar que, no mínimo, essas operações são muito suspeitas. Nossa preocupação agora é que o governo fique dizendo que precisa pagar contas e fique vendendo pedaços da joia da coroa do patrimônio público do Estado e cause mais prejuízos do que resolva problemas fiscais”, diz o presidente do SindBancários, Everton Gimenis.

Um dos advogados a produzir a peça apresentada ao MPC, Fabiano Machado da Rosa, afirma que a operação de vendas carece de “transparência”. “A venda de ações e o que juntamos na peça de informações demonstra um vasto conjunto de irregularidades. Entendemos que, através de um processo público de auditoria, podemos buscar explicações sobre a absurda venda de ações do banco. O nosso interesse é a defesa da sociedade gaúcha, é impedir que ela seja lesada com a desvalorização das ações”, avalia ele.

As entidades também enviaram pedido de abertura de CPI sobre a venda das ações à Assembleia Legislativa. Na segunda-feira, a deputada estadual Juliana Brizola (PDT) também protocolou pedido de auditoria sobre a operação junto ao MPC.

Fonte: Sul 21