Reunião com secretário da SMARH

05 de março de 2015

Na última terça-feira, 03/03, o Sindispge reuniu-se com Edu Oliveira, o novo secretário da SMARH (Secretaria de Modernização Administrativa e Recursos Humanos), nova denominação da antiga SARH. O encontro teve início com a apresentação da diretoria, que desejou sucesso ao novo secretário na condução do órgão, e afirmou sua disposição para a construção de uma relação aberta e respeitosa, com o objetivo de realizar um trabalho conjunto. A seguir, foram tratados os seguintes assuntos, com os respectivos encaminhamentos:

– Atendimento médico de emergência no CAFF: foi explicado que, por uma questão legal, o posto médico do Saúde PAS teve de ser fechado no final do ano passado. O secretário irá tentar buscar uma solução para este problema junto ao Dmest (Departamento de Perícia Médica e Saúde do Trabalhador), órgão vinculado à SMARH.

– Plano Diretor do CAFF: segundo o secretário sua elaboração está parada, mas será retomada.

– Situação dos banheiros do CAFF: o secretário explicou que foi contratada uma empresa para fazer a reforma e todos os banheiros do CAFF, mas ela fechou, deixando alguns banheiros sem reforma. Ele relatou o problema da fiscalização da limpeza e sugeriu a criação de um canal de comunicação (provavelmente um e-mail) para as reclamações sobre a limpeza e a falta de material, o que foi bem recebido pelos diretores, pois cada um deve ser fiscal do patrimônio público, zelando pela conservação de suas instalações.

– Utilização da academia: os dirigentes sindicais relataram a dificuldade de utilização da academia do CAFF em razão dos horários. Foi acordada a busca de uma solução, junto à PGE, tornando mais flexível o horário de trabalho para aqueles servidores que desejarem utilizar a academia durante o horário de expediente.

– Instalação de bebedouros nos andares do CAFF que não os possuem: o secretário relatou as dificuldades financeiras da secretaria e informou que isso dificilmente será possível.

– Catracas eletrônicas no CAFF: o secretário explicou que a instalação das catracas eletrônicas tem por objetivo a modernização e o aumento da segurança dos próprios usuários do CAFF, no sentido de ter um controle de quem está dentro do prédio. Elas já foram instaladas e a previsão é de que em breve sejam implantados os cartões para se ter acesso ao prédio.

– Ginástica laboral: o Sindicato sugeriu uma forma de disponibilizar estagiários de Educação Física que praticariam ginástica laboral com todos os servidores da PGE lotados em Porto Alegre. O secretário se dispôs a estudar a proposta.

– Utilização do auditório do CAFF: o Sindispge explicou que utilizava o auditório normalmente até a greve de 2013, a partir de quando sua utilização não foi mais autorizada. Solicitou-se a volta dos empréstimos do local para o Sindicato realizar suas Assembleias Gerais. O secretário ficou de estudar o assunto, sinalizando positivamente sobre a autorização.

Pelo Sindicato, compareceram à reunião a diretora presidente Sabrina Oliveira Fernandes e os diretores Daniel Franco Martins, Daniela Beling Pinheiro, Fernanda Adriane Heck Loch e Valquíria da Silva Maciel. Também participou da reunião o chefe de gabinete da Secretaria, Fábio Barrichello, que se responsabilizou por dar ao Sindispge as respostas aos pleitos apresentados.