Quadro de servidores é mistério

10 de fevereiro de 2017

Fonte: Correio do Povo

Representantes do governo do Estado e de sindicatos de fundações e órgão estaduais ameaçados de extinção tiveram ontem a primeira rodada de negociação coletiva, atendendo a ordem da Justiça. Trabalhadores estão protegidos de demissões, conforme decisões do Tribunal Regional do Trabalho, até que os processos de negociação estejam concluídos. O ciclo de reuniões ocorreu com sindicalistas da Corag, Fundação Piratini e Metroplan, que serão extintas, segundo o governo.

Os representantes dos servidores entregaram um documento com pedido de informações sobre as condições de vínculo empregatício dos trabalhadores que serão atingidos pelas demissões, além do destino dos serviços públicos prestados pelos órgãos a serem extintos. De acordo com o advogado Antônio Carlos Porto Junior, representante do Sindicato dos Jornalistas do RS, a intenção é ter “uma radiografia para proteger os direitos trabalhistas de cada uma das categorias”. As extinções foram aprovadas em dezembro pela Assembleia. “Estamos no início do processo, sempre buscando a composição e o diálogo entre as partes”, comentou o procurador-geral do Estado, Euzébio Ruschel.