PESQUISA DE CLIMA DA PGE É TEMA DE REUNIÃO COM A ADMINISTRAÇÃO

28 de julho de 2021

No dia 03/06 foi realizada uma reunião extraordinária do SINDISPGE com a Procuradora-Geral Adjunta para Assuntos Administrativos, Dra. Paula Krieger, e o analista psicólogo Marcelo Verdi, que é o responsável pela Pesquisa de Clima da nossa instituição. O encontro virtual foi solicitado pelo Sindicato, com o intuito de melhor compreendermos o objetivo dessa coleta de dados.

Na oportunidade, o Sindicato reforçou a importância de trabalharmos de forma impessoal, buscando obter informações variadas para aprimorar a tomada de decisão no âmbito da PGE. A necessidade de investigar esse tema surgiu a partir da pesquisa realizada com as Procuradorias Regionais sobre a organização do trabalho e demais assuntos correlatos ao funcionamento dessas unidades no interior, fruto do questionário respondido pelos colegas lotados no interior e das visitas virtuais às PRs realizadas pela diretoria do SINDISPGE, mas o tema abordado nesta reunião é de interesse geral.

A Pesquisa de Clima é bastante abrangente e visa nortear as escolhas e decisões da Administração da PGE. Na visão de Marcelo Verdi, a pesquisa não serve para medir desempenho, nem volume de trabalho, mas sim o grau de satisfação dos integrantes da PGE com a organização e a forma de desempenho do trabalho. Acaba por vezes trazendo diversos elementos, já que é a única ferramenta utilizada nesse formato. No último procedimento aplicado, houve mudanças na forma de retorno dos resultados, nos parecendo que esse processo torna-se mais rico e efetivo quando se trabalha cada resultado final da pesquisa por unidade, com a coleta de sugestões dos participantes.

Também é importante esclarecer que esta pesquisa é completamente sigilosa, na medida em que apenas as respostas – e não o nome do servidor respondente – chegam ao conhecimento da Administração. Nem mesmo a alta cúpula da PGE tem acesso à identificação do que cada servidor respondeu.

Nosso maior objetivo foi compreender como a pesquisa funciona, seus objetivos e de que forma o retorno do resultado é utilizado. A fim de continuar acompanhando e trabalhando aspectos que podem ser aprimorados nesse instrumento de gestão interna, faremos uma pesquisa complementar à feita anteriormente com as PRs, mais restrita, tendo esse como um dos tópicos.