Notícias
Notícias

 Os Servidores Públicos e o dia 28 de outubro.

28 de outubro de 2016

                                                         

                logo

No dia 28 de outubro se comemora o Dia do Funcionário Público. Porém,  o servidor público de carreira, concursado, nada tem a comemorar. Alvo de constantes ataques por parte do Governo, usado como bode expiatório para explicar a má gestão dos recursos públicos por governos ineptos, pouco resta a celebrar.

                 A maioria das pessoas desconhece a importância da atuação dos servidores públicos. O Estado é um grande prestador de serviços e, para prestar com eficiência estes serviços, necessita de servidores. Estes servidores são técnicos, recrutados de forma impessoal através de concurso público de extrema exigência. Em uma análise comparativa, um candidato a uma vaga na Universidade, através do vestibular, enfrenta muitas vezes uma concorrência de quarenta ou cinquenta pessoas por vaga, em cursos extremamente disputados. Num concurso público, não é raro haver 500, 700, 1500 candidatos por vaga. Apenas, os realmente qualificados dentre os disputantes ingressam no serviço público.

                   E são estes, os mais qualificados entre seus pares, que dedicam seu preparo e sua carreira à sociedade, pois o servidor público sabe que seus esforços virão em benefício da sociedade, e não dele próprio. O servidor sabe que sua carreira jamais o levará à riqueza, mas aceita este fato em troca de um mínimo de garantias.  

                 Há quem tente distinguir o Serviço Público entre essencial e não essencial. Sim, educação, segurança, saúde, atividades judiciárias, etc são fundamentais, todavia todo o serviço público é essencial! Não se pode negar a importância dos serviços públicos de Fiscalização. Como não considerar essencial  fiscalização da qualidade dos produtos que chegam à mesa da população? E a fiscalização para que saibamos se os impostos pagos através da compra de produtos chegam mesmo à sua destinação para a implementação de políticas públicas? E os servidores que trabalham na proteção do Estado, economizando milhões aos cofres públicos para que políticas públicas sejam efetivadas?

                    Nos dias atuais, os servidores públicos vêm sendo usados como desculpa por maus políticos para explicar sua incapacidade administrativa. Ora, o servidor público é também um trabalhador. E como tal, espera receber sua remuneração após cada mês trabalhado. Este direito mais básico vem sendo apontado como abusivo por gestores cujas agendas são, muitas vezes, totalmente estranhas ao interesse público. É necessário que a população compreenda que os servidores públicos compõem um corpo qualificado de trabalhadores cujo objetivo principal é a aplicação de políticas voltadas ao bem da Sociedade. Atacar os servidores públicos é atacar quem trabalha pelo bem comum, de forma objetiva e dedicada. As políticas de desmonte do serviço público afetarão, acima de tudo, os beneficiários dessas políticas, a população brasileira.

Cicero Correa Filho

Presidente do Sindispge

Últimas notícias

  • TELEFONE

    Telefone: (51) 3211-1044 | WhatsApp: (51) 99856-0406

  • E-MAIL

    [email protected]

  • ENDEREÇO

    Endereço: Avenida Borges de Medeiros, 1224 Conjunto 1303
    Centro histórico - Porto Alegre, RS - CEP 90020-024