Diretoria do Sindispge prestigia a posse da nova presidente da Assembleia Legislativa do RS

04 de fevereiro de 2016

Após 180 anos de história, a Assembleia Legislativa gaúcha elege uma mulher para presidência da Casa – deputada Silvana Covatti (PP). A posse histórica e emblemática aconteceu na tarde desta quarta-feira (03/02), sob o olhar de centenas de gaúchos, entre autoridades, políticos, familiares, amigos e eleitores da deputada progressista, que lotaram o Plenário 20 de setembro, o Teatro Dante Barone e o Plenarinho do Palácio Farroupilha. Foi através do telão instalado no Barone, que os diretores do Sindispge, Márcia Soledade e Gerson Santos acompanharam a cerimônia de posse, pautada por declarações cuja tônica foi igualdade de gênero, maior espaço e representatividade legítima da mulher na política. Além da presidente, tomaram posse e compõem a Mesa Diretora para a gestão 2016/2017, o vice-presidente, deputado Adílson Troca (PSDB), e o 1º secretário, deputado Zé Nunes (PT). O governador Sartori e a primeira-dama presenciaram a posse.

Aposta no Diálogo

Na entrevista coletiva concedida à imprensa, após o término da cerimônia de posse, Covatti, destacou que irá atuar em prol da participação, igualdade e gestão. Além disso, a presidente disse apostar no diálogo e na harmonia. Questionada sobre a postura que irá adotar, caso hajam situações como as ocorridas no ano passado, quando a Assembleia foi isolada, restringindo o acesso de servidores e o público às galerias do Plenário, Covatti, fez um discurso apaziguador: “aqui é uma casa democrática, a casa do povo, minha posição é sentar, dialogar e decidir o que é melhor para ambas as partes, sem que haja a necessidade de recorrer a intervenções judiciais”. Para a diretora do Sindispge, Márcia Soledade, o discurso foi bonito com promessas motivadoras de melhorias no tratamento com os sindicatos e servidores. “Vamos dar um voto de confiança, mas queremos ver isso na prática”, comenta.

Harmonia e Democracia

Sobre a medida restritiva, imposta pelo ex-presidente, proibindo a circulação de representantes sindicais e de entidades de classe, ao andar da presidência, durante as reuniões de líderes partidários, nas terças-feiras, Covatti, manteve o discurso pela manutenção da harmonia e democracia. “Todos têm o direito de se manifestar, afinal de contas, nós estamos aqui representando a sociedade gaúcha”, completou.

Participação da Assembleia na recuperação do Estado

A parlamentar falou das dificuldades e desafios do ano passado, ressaltando que, as previsões para 2016 dão conta de um ano “muito difícil, ante as dificuldades das contas públicas”.  “Ainda resta muito trabalho a ser feito para recuperar o Estado e boa parte desta recuperação passa por aqui, pelo Palácio Farroupilha”, lembrou.

Silvana Covatti está em seu terceiro mandato como deputada estadual pela bancada do Partido Progressista. Em 2006, primeiro ano em que concorreu a uma cadeira no Legislativo, foi a mais votada entre as mulheres. A deputada ocupa também o cargo de vice-presidente do seu partido no Estado.

Texto e fotos: Gisele Gonçalves

Edição: Gilvânia Banker