CUIDANDO DA NOSSA SAÚDE MENTAL

30 de setembro de 2022

Sabe quando estamos com dor de dente ou com alguma virose? Sabemos exatamente quem procurar, não é mesmo?
Porém, quando estamos com “dor” psicológica, muitas vezes não fazemos nada ou procuramos várias outras coisas, algumas delas ineficazes, antes de procurar ajuda profissional. E por que isso? Bem, podem ter vários motivos, mas um dos principais pode ser pelo fato da nossa cultura/sociedade achar que depressão, ansiedade, por exemplo, serem frescura ou alguma outra justificativa sem fundamento.
Infelizmente, com a pandemia do coronavírus, muita gente se viu sozinha e sem saber lidar com as suas emoções. Não à toa, que o número de pessoas com diagnóstico de depressão aumentou em 2021 (fonte: CNN Brasil).

Ok, sabemos que tudo isso existe e faz parte do nosso cotidiano. Mas o que podemos fazer ao se deparar com sintomas psicológicos?

O primeiro passo é reconhecer que não está bem, seja por estar triste sem motivo, esgotado(a), estressado(a) ou com a ansiedade lá no alto. Segundo passo é procurar ajuda profissional seja com psicólogo(a) ou psiquiatra. Hoje, com as redes sociais é acessível para achar um profissional que possa te ajudar. Há também locais que realizam acolhimento, como o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) ou UBS (Unidade Básica de Saúde) da sua região. Há também o número 188, do Centro de Valorização da Vida.

Claro, o suporte dos amigos e da família são muito importantes. Nem todos têm essas pessoas por perto ou apoio necessário. Se tu que está lendo esse texto, conhece alguém com problemas psicológico, procure escutar essa pessoa e a oriente a procurar ajuda profissional.

E sabe aquele lugar ir ou compromisso que adoramos? Ajuda bastante e chamamos de Atividade Terapêutica. Por exemplo: malhar na academia, cuidar das plantas, ler um livro, sair com os amigos.

No mês do Setembro Amarelo sempre lembramos da importância de falar sobre os nossos sentimentos ou de estar atendo a sinais das pessoas ao nosso redor. Suicídio é um tema pesado e necessário de ser falado. Não só nós psicólogos temos o compromisso com a saúde mental, e sim toda a sociedade. Tudo isso para a prevenção da vida. Ninguém está e nem deve estar sozinho.

Depressão não é frescura
Ansiedade não é falta de trabalho
Psicoterapia salva vidas

Faça terapia, cuide da sua saúde mental assim como se preocupa com a sua saúde física!

Texto pelo Psicólogo Lucas Q. Gomes, que é parceiro do Sindispge.
Instagram: @psicolucasqgomes
Facebook: @psicologolucasqgomes