Campanha Médicos Sem Fronteiras

25 de novembro de 2013

O SindjusRS, em conjunto com diversas entidades de classe e representações dos servidores públicos do Estado, entre elas o Sindispge, lançou a campanha “Faça o seu Natal Valer a Pena! Doe 30 reais do seu 13º Salário para o Médicos sem Fronteiras”.

Médicos sem Fronteiras ou Médecins sans Frontières (MSF) é uma organização internacional não-governamental, sem fins lucrativos, que oferece ajuda médica e humanitária a populações em situações de emergência, em casos como conflitos armados, catástrofes, epidemias, fome e exclusão social. É a maior organização não governamental dede ajuda humanitária no mundo, na área da saúde.

O MSF proporciona também ações de longo prazo, na ajuda a refugiados, em casos de conflitos prolongados, instabilidade crônica ou após a ocorrência de catástrofes naturais ou provocadas pela ação humana. A organização foi criada com a ideia de que todas as pessoas têm direito a tratamento médico, e que essa necessidade é mais importante do que as fronteiras nacionais (com base na tese do direito de ingerência humanitária).

O MSF recebeu o Nobel da Paz de 1999, como reconhecimento do seu combate em favor da ingerência humanitária. Atualmente, a organização atua em mais de 70 países e tem como presidente o Dr. Unni Karunakara.

O MSF igualmente está presente no Brasil, desde 1991. Dedica-se à vigilância epidemiológica e ao diagnóstico da doença de Chagas, assim como ao acesso universal ao tratamento de AIDS e formação de pessoal nas áreas de especialidade da organização.

No Rio de Janeiro, em 2003, MSF implantou um Centro de Saúde na comunidade de Marcílio Dias, no Complexo da Maré. Em outubro de 2007, MSF criou, também no Rio, uma Unidade de Emergência no Complexo de Favelas do Alemão, uma das áreas mais violentas do Brasil, conhecida como a “Faixa de Gaza” do Rio,5 e habitada por cerca de 150 mil pessoas. Em 2008, foram realizados 15.000 atendimentos na área.

Na esfera dos servidores públicos do RS, participam dessa campanha as entidades Sindjus, Simpe, Sindispge, Aprojus, ASJ, CEAPE, Cejus, Acedijus, Sinfeeal e ASTCE.

Participe você também, “Faça o seu Natal Valer a Pena! Doe 30 reais do seu 13º Salário para o Médicos sem Fronteiras”

Clique abaixo para doar e clique no link do vídeo do MSF, com o apoio das entidades supracitadas: