Afocefe recebe homenagem na Assembleia Legislativa

13 de julho de 2016

soneA exemplo do Impostômetro, criado pela Federação das Associações Comerciais de São Paulo e inspirado no Sonegômetro Nacional, que integra a Campanha de Justiça Fiscal “Quanto Custa o Brasil pra Você?”, o Afocefe Sindicato, entidade que contempla os técnicos tributários, criou o Sonegômetro RS, em dezembro de 2015.  Ele calcula quanto o estado deixa de arrecadar devido à sonegação com o Imposto de Circulação de Mercadorias (ICMS). De acordo com o Afocefe, a ação também tem a proposta de alertar para a falta de medidas efetivas no Estado para coibir a ação dos sonegadores. Devido a esse trabalho, o Afocefe Sindicato foi homenageado pela Assembleia Legislativa com a Medalha da 54ª Legislatura, durante o Grande Expediente realizado nesta quarta-feira, 13 de julho.

Foto: Marcelo Bertani_ALRS

‘’Esta homenagem demonstra nosso reconhecimento para a excelência dos estudos sobre a crise fiscal desenvolvidos pela entidade que representa os Técnicos Tributários da Receita Estadual e, especialmente, pela criação do Sonegômetro, uma iniciativa de grande relevância política e social, que comprova que existem alternativas  democráticas para a superação da crise do Estado’’, afirmou o deputado Tarcísio Zimmermann (PT), proponente do Grande Expediente.

Por entender que o combate à sonegação é uma das saídas fundamentais para a crise financeira do Estado, o Sindispge se fez presente ao evento. Prestiaram a cerimônia os diretores Marcelo Radke e Bianca Pagnon. Somente em 2015 o Estado deixou de arrecadar mais de R$ 7 bilhões, conforme dados do Sonegômetro. Neste ano, já chega a R$ 4 bilhões. Em abril deste ano, o Afocefe instalou um painel de três faces, na Avenida Brasil, 4101, que traz os impactos que estes valores representam na redução de investimentos nas áreas da saúde, educação e segurança.

O presidente do Afocefe, Carlos De Martini Duarte, a diretora Márcia Alves Anschau, a diretora do Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz), Iolanda Guindani, o presidente do Ceape/Sindicato, Josué Martins compuseram a mesa, juntamente com o vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adilson Troca (PSDB).

O deputado Zimmermann destacou as ações do Afocefe em seu discurso. ‘’Suas análises, rigorosas e fundamentadas, demonstram que a crise financeira do Rio Grande do Sul é, sobretudo, uma crise de receita e que o reforço da fiscalização voltado ao combate à sonegação pode ser uma alternativa efetiva e democrática, sem aumento de impostos, sem cortes de direitos dos servidores e sem redução dos serviços prestados à população, para a superação da crise financeira do Estado’’, disse o deputado.

‘’Esperamos que esta merecida homenagem ao Afocefe contribua para sensibilizar o Governo para a necessidade urgente de nomear Técnicos Tributários da Receita Estadual em número suficiente para retomar intensa fiscalização ostensiva. Basta de impor ao nosso povo sacrifícios que poderiam ser evitados com singelas medidas de aperto aos sonegadores’’, concluiu o deputado.

Assessoria de Imprensa Sindispge com Assessoria da Afocefe

Ge7 Produtora e Comunicação